Volume 34, n. 2maio/ago 2021História indígena, agência e diálogos interdisciplinares

Publicado em 30 abril 2021

Descrição da edição

PUBLICAÇÃO CONTÍNUA

O dossiê "História indígena, agência e diálogos interdisciplinares" tem como editoras Juciene Ricarte Apolinário, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Maria Regina Celestino de Almeida, professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Este dossiê agrega artigos no campo da história indígena que revelam originalidade nos temas, problemas e fontes documentais, destacando as agências indígenas entre os séculos XVI e XXI.

A partir dos anos 1980, a história indígena vem se consolidando, sendo escolhida como tema de monografias, dissertações e teses dos programas de pós-graduação Brasil afora, tendência que também se verifica na América Latina a partir, especialmente, das reivindicações dos movimentos indígenas para que suas histórias e memórias fossem revisitadas. Uma das preocupações recentes sobre história indígena é não construir mais uma imagem do índio genérico e vítima dos primeiros contatos com os não indígenas na América portuguesa, mostrando-os “dizimados” e “assimilados”, ou seja, como se estivessem em contínuo  processo de desaparecimento.  A partir dos variados acervos documentais guardados em arquivos no Brasil e no exterior, é possível perceber o protagonismo dos povos indígenas, cada grupo com um caráter étnico distinto e posicionamentos diferentes frente aos não indígenas, ao longo de temporalidades e historicidades. Os grupos indígenas continuam existindo e estão cada vez mais organizados politicamente, reafirmando suas demandas e posicionamentos diante das legislações indigenistas ao longo da história.

Entrevista

Dossiê Temático