Volume 36, n. 1jan/abr 2023Espaços urbanos e metropolização no Brasil (1940-1970)

Publicado em 21 dezembro 2022

Descrição da edição

PUBLICAÇÃO CONTÍNUA

A proposta do dossiê é refletir sobre os debates recentes em torno do processo de metropolização das cidades brasileiras, pensado como fenômeno que tem seu início nos anos 1940 e se institucionaliza nos anos 1970, e sobre as potencialidades dos diferentes acervos documentais sobre a urbanização no Brasil na segunda metade do XX. Propõe-se uma percepção abrangente do fenômeno, não apenas do ponto de vista do planejamento urbanístico e da reconfiguração física das cidades, mas também das novas dinâmicas sociais, econômicas e políticas impulsionadas pela metropolização e pelas formas de sociabilidade e lutas pelo direito à cidade.

Em 2023, registra-se a efeméride dos cinquenta anos da legislação que inaugurou a regulamentação das regiões metropolitanas nas cidades brasileiras. O ano de 1973 foi o marco para a institucionalização das regiões metropolitanas (RM) com a lei complementar n. 14, que estabeleceu as RM de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba e Belém. Trata-se da consolidação de um fenômeno histórico que se desenhava desde meados do século XX, impulsionado pela industrialização dos principais núcleos urbanos do país.

A sociabilidade construída nos espaços urbanos condicionou comportamentos, distâncias e segregações socioeconômicas e raciais, bem como configurou agências e identidades sociais e políticas. A historiografia tem contribuído para mostrar a heterogeneidade dessas formações urbanas e a maneira como a metropolização marcou não somente a paisagem e o contexto urbano brasileiro, mas foi constitutiva de novas subjetividades e experiências sociopolíticas.

O dossiê “Espaços urbanos e metropolização no Brasil (1940-1970)” tem como editores Raphael Rajão Ribeiro, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (Cpdoc/FGV) e pesquisador do Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MHAB/FMC) e Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Cpdoc/FGV, professor e pesquisador no Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEHMT/UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPRER/Cefet/RJ).

Vídeo do lançamento do dossiê, realizado em 20 de abril de 2023.

Entrevista

Dossiê Temático