Chamada para propostas de dossiês temáticos 2025

20-03-2023

A revista Acervo convida pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas de dossiês temáticos para publicação em 2025.

A abertura de chamadas públicas para dossiês temáticos foi iniciada pela revista Acervo em 2022. As chamadas são abertas anualmente. A cada ano, poderão ser selecionados de um a três dossiês temáticos. Além das propostas escolhidas, a revista também publica dossiês definidos pela editoria científica, com editores convidados.

Para o ano de 2025 será selecionada uma proposta.

As propostas podem ser enviadas até o dia 29 de setembro de 2023. O resultado será divulgado no mês de outubro. 

Regras para o envio de propostas:

- O tema proposto deve ser adequado ao escopo da revista Acervo, que tem por objetivo divulgar estudos e fontes especialmente nas áreas de história e arquivologia.

- Os proponentes devem ser de dois a três pesquisadores, todos com o título de doutorado. É considerada importante a diversidade de instituições às quais os proponentes estejam vinculados.

- A proposta deve ter título, resumo e justificativa que considere sua originalidade, atualidade, relevância e pertinência ao escopo da revista Acervo. Devem ser incluídos os nomes e as afiliações dos proponentes, assim como as referências bibliográficas. É opcional a inclusão de lista de nomes de pesquisadores que seriam potenciais convidados a submeter seus artigos durante a chamada para o dossiê. O texto deve ter cerca de 3 mil caracteres com espaços.

Os proponentes, uma vez aprovada a proposta, recebem a nomenclatura de “editores de dossiê” e assumem responsabilidades relacionadas à preparação inicial do dossiê, avaliação dos artigos, participação na produção editorial e divulgação. É vedada a submissão de artigos dos próprios editores para o dossiê.

O envio de propostas, assim como de eventuais dúvidas, deve ser feito pelo e-mail revista.acervo@an.gov.br.