Entrevista

v. 35 n. 2 (maio/ago - 2022): Organização do conhecimento em arquivos

Entrevista com David Giaretta

Enviado
4 abril 2022
Publicado
18-05-2022

Resumo

David Giaretta trabalha com preservação digital desde 1990 e conduziu vários desenvolvimentos importantes dessa área.

Ele presidiu o painel que produziu o modelo referencial OAIS (ISO 14721), a norma de facto para a construção de arquivos digitais, assim como fez contribuições fundamentais para o modelo. Orientou a atualização de 2012 do OAIS e está conduzindo a atualização atual.

Giaretta lidera o grupo que produziu a norma ISO 16363, para auditoria e certificação de repositórios digitais confiáveis, e a ISO 16919, as quais são fundamentais para a definição do processo de certificação. Os detalhes estão disponíveis no site PTAB – Primary Trustworthy Digital Repository Authorisation Body Ltd. (www.iso16363.org).

Além disso, conduziu vários grandes projetos de preservação digital, representando um investimento da União Europeia e de mais de cinquenta organizações parceiras de várias dezenas de milhões de euros. Entre esses projetos, estão: Caspar, PARSE.Insight, Aparsen e Scidip-es, construídos sobre sua experiência de trabalho e liderança de grandes repositórios digitais de dados e sistemas de software.

Envolvido com a Aliança para o Acesso Permanente (APA) desde sua gênese até o seu estabelecimento, David Giaretta se tornou diretor da APA em julho de 2010.

Nesta entrevista, nós o convidamos para falar sobre suas percepções sobre a preservação digital em arquivos, o modelo OAIS, as propriedades significativas (PSs) e as perspectivas para a organização do conhecimento em arquivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.