Artigos Livres

v. 18 n. 1-2 (jan/dez - 2005): Educação

O 'Espaço-Tempo' Escolar como Artefato Cultural nas Histórias dos Fatos e das Idéias

  • Nilda Alves
Enviado
8 julho 2015
Publicado
06-12-2011

Resumo

Este texto foi escrito dentro da escolha teóricometodológica que relaciona imagens – no caso fotografias – e narrativas, aceitando que umas remetem às outras, incessantemente. A opção teóricoepistemológica se dá dentro da idéia de redes de conhecimentos que se formam nos cotidianos vividos. Utilizando as fotografias do Instituto de Educação do Rio de Janeiro incluídas em um pequeno álbum, feito em 1959, tentou-se identificar o que vamos chamar de “currículo ideal” em oposição aos “currículos praticados”, narrados a partir de memórias de acontecimentos que vão marcar a formação de professoras nas redes de contextos em que se desenvolve.

Downloads

Não há dados estatísticos.