História econômica do Rio de Janeiro

05-04-2023

ATENÇÃO! A revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional, torna pública a PRORROGAÇÃO da chamada para o dossiê “História econômica do Rio de Janeiro”, que tem como editores Cezar Honorato, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Thiago Mantuano, doutor em História pela UFF e professor visitante adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A história econômica é um dos campos fundadores da ciência histórica no Brasil. Alguns dos primeiros historiadores profissionais dedicados a desvendar e entender o passado iniciaram as suas investigações pelas relações econômicas construídas socialmente desde a colonização portuguesa nas Américas. A centralidade do Rio de Janeiro para a história do país, além do fato de ter sido capital, a maior e mais pujante cidade do hemisfério Sul, tornou obrigatório que esses primeiros estudos recortassem na cidade o centro de seus interesses. Em grande medida, a trajetória do campo foi possibilitada por aqueles historiadores e historiadoras pioneiro(a)s e, por conta disso, o dossiê é, também, uma homenagem a Eulália Maria Lahmeyer Lobo (1924-2011), uma das historiadoras precursoras do Brasil, no ano de seu centenário, cujo arquivo privado integra o acervo do Arquivo Nacional.

A longa tradição de estudos e pesquisas em história econômica do Rio de Janeiro tem se renovado, desde a última década, considerando a alentada coleta e sistematização de fontes. A área se desenvolve de forma diversificada em recortes cronológicos, espaciais e temáticos, incorporando novas metodologias e leituras teóricas que a sofisticam.

O dossiê pretende reunir os trabalhos mais recentes e promissores sobre a história e a historiografia econômica do Rio de Janeiro, além de admitir reflexões, estudos e pesquisas de cariz histórico produzidas por especialistas de outras áreas, desde que dedicadas ao entendimento da cidade do Rio de Janeiro.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 30 de novembro de 2023, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático e Resenha. O dossiê será publicado de forma contínua entre maio e agosto de 2024. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Acesse: http://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions

Dúvidas: revista.acervo@an.gov.br