Memórias coletivas e identidades locais em instituições patrimoniais
A revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional, torna pública a chamada para o dossiê “Memórias coletivas e identidades locais em instituições patrimoniais”, que tem como editores Dayo de Araújo Silva Côrbo, doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ) e bibliotecário no Arquivo Nacional; Priscila de Assunção Barreto Côrbo, doutora em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, bibliotecária e coordenadora do Sistema de Bibliotecas do Colégio Pedro II; e Daniele Achilles Dutra da Rosa, doutora em Memória Social pela Unirio e professora do Departamento de Biblioteconomia e dos programas de pós-graduação em Biblioteconomia e em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O objetivo deste dossiê é refletir sobre o papel das instituições patrimoniais, como bibliotecas, museus e arquivos, na construção de memórias coletivas e no fortalecimento de identidades locais. Parte da percepção de que essas instituições, frequentemente associadas a espaços de custódia e salvaguarda de patrimônio documental, ampliaram suas preocupações com a popularização de seus acervos e com o foco na comunidade de usuários como potencial criadora de memórias individuais, coletivas e locais.
As instituições estão, cada vez mais, acolhendo práticas de educação patrimonial e projetos de iniciação científica com a intenção de expandir e complementar as ações pedagógicas. Sendo assim, multiplicaram-se as formas de interação entre elas e os usuários, criaram-se atividades locais, como palestras, visitas, exposições e outras variadas ações que visam a uma educação patrimonial formadora de sujeitos de memórias, independentemente de raça, religião, gênero, nacionalidade, língua ou condição social.
Os estudos sobre memória coletiva, identidade e pertencimento têm suas prerrogativas no campo da educação patrimonial. Dessa forma, este dossiê visa reunir artigos que abordem essa temática e contribuam para a construção de projetos institucionais de extensão e complementação pedagógica, além de pesquisas com reflexões teóricas e práticas que destaquem ações culturais de acesso, difusão e democratização do acervo, visando à criação de memórias individuais, coletivas e locais. Assim, o objetivo é também contribuir com o debate sobre novos modos de interação entre as instituições patrimoniais e sua comunidade de usuários para a construção de memórias e identidades e para a formação de laços de pertencimento.
As submissões devem ser encaminhadas até o dia 30 de abril de 2025, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático e Resenhas. O dossiê será publicado de forma contínua entre setembro e dezembro de 2025. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.
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