Revista Acervo

 

CONHEÇA A REVISTA ACERVO

Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada semestralmente desde 1986. Tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente arquivologia. É composta pelas seções Entrevista, Dossiê Temático, Artigos Livres, Documento e Resenha. Saiba mais

 

50 anos do golpe: ditadura
e transição democrática no Brasil
(v. 27, n. 1)
Arquivos, bibliotecas
e museus
(v. 26, n. 2)
Arquivos e história das
ciências
(v. 26, n. 1)

 

CHAMADA

Dossiê Cidade do Rio de Janeiro, da revista Acervo v. 28, n. 1, de 2015

O editor-executivo da revista Acervo, periódico do Arquivo Nacional, tem o prazer de tornar pública a chamada para o volume 28, número 1, de 2015. Podem ser feitas submissões para as seções Artigos Livres, Documentos, Resenhas e para o Dossiê Temático. Neste número, o dossiê será dedicado à Cidade do Rio de Janeiro, com organização de Antonio Edmilson Martins Rodrigues (UERJ) e Angélica Ricci Camargo (Arquivo Nacional).

Nos últimos anos a cidade do Rio de Janeiro tem sido objeto de um grande número de intervenções urbanas que, de forma variada, atingiram fortemente o espaço e produziram questões, tensões, controvérsias e problemas. Essas intervenções fizeram com que as marcas da cidade, seu cosmopolitismo, sua diversidade cultural e demais aspectos ligados às experiências cariocas adquirissem força, criando condições propícias para a retomada de estudos de profundidade que tomaram como objeto a violência, as formas de sociabilidade, as distintas culturas, a gastronomia, os planos urbanos, os eventos e deram à cidade uma nova dinâmica, assim como desenvolveram caminhos que precisam de atenção, estudo e interpretação. Nesse movimento são fundamentais a observação das fontes e a avaliação do que se tem produzido, além das manifestações materiais que derivaram dessa dinâmica. O dossiê deste número é um dos espaços possíveis de debate sobre a cidade do Rio de Janeiro, em seus ângulos mais variados, desde o patrimônio documental, que necessita ser examinado, até as experiências contemporâneas de produção cultural, sem deixar de fora as várias ambiências locais que deram à cidade suas tradições e direções.

Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 30 de novembro de 2014, através do site da revista. As submissões devem estar de acordo com as normas editoriais da revista.

O dossiê do volume 28, número 2, de 2015, será dedicado ao tema Gestão de Documentos.

 

Notícias

 

Revista Acervo recebe carta de Michel Duchein

 

O arquivista francês Michel Duchein cumprimentou os profissionais brasileiros por sua “atividade e vitalidade” em carta enviada recentemente à Direção do Arquivo Nacional, após receber o volume 26, n. 2 – Arquivos, Bibliotecas e Museus da revista Acervo, editada pela instituição.

Consultor internacional na área de arquivos e ex-presidente do Conselho Internacional de Arquivos, Duchein colaborou intensamente no processo de modernização dos arquivos brasileiros nas décadas de 1970 e 1980, e lembrou os laços que o ligam aos ex-diretores do Arquivo Nacional e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Celina do Amaral Peixoto e José Sebastião Witter.

A revista Acervo teve a oportunidade de publicar dois artigos de Michel Duchein: “Passado, presente e futuro do Arquivo Nacional do Brasil”, em 1988, e “Os arquivos na Torre de Babel: problemas de terminologia arquivística internacional”, em 2007.

Leia aqui a carta na íntegra (em francês).

 
Publicado: 2014-07-11 Mais...
 

VI Congresso de História da Bahia

 

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, da Prefeitura Municipal do Salvador, da Secretaria de Cultura, do Estado da Bahia, e da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação, da UCSal, está organizando o VI Congresso de História da Bahia, com o tema “Festa e comida na Bahia: homenagem aos 120 anos do IGHB”, a realizar-se entre os dias 22 e 24 de setembro do corrente ano.

 
Publicado: 2014-07-10 Mais...
 

Edição da Acervo dedicada aos 50 anos do golpe será lançada em 12 de maio

 
A revista Acervo volume 27, número 1, cujo dossiê tem como tema “50 anos do golpe: ditadura e transição democrática no Brasil, será lançada no dia 12 de maio, no Arquivo Nacional [...]  
Publicado: 2014-04-17 Mais...
 
Outras notícias...


 

 width=

Arquivo Nacional • Praça da República, 173 • Centro • CEP 20.211-350 • Rio de Janeiro • Telefone: (21) 2179-1341
• e-mail: revista.acervo@arquivonacional.gov.br

 width=