Aposentados e pensionistas encontram-se com a Direção-Geral

No dia 3 de agosto, a sede do Arquivo Nacional recebeu visitantes muito especiais, mas que, na verdade, já eram de casa.

31 dez visita 2Aposentados e pensionistas do AN, a convite da Direção-Geral, compareceram ao Auditório Principal para uma conversa com o Diretor José Ricardo Marques e o Coordenador de Recursos Humanos Sérgio Miranda. Foi ressaltada a importância dos profissionais que fazem parte da história da Instituição, que, a partir de agora, poderão ter acesso ao Gabinete sem necessidade de agendamento prévio. Além disso, a nova seção on-line "Fale com o Diretor", que está sendo viabilizada junto à Ouvidoria, possibilitará um contato direto com a área.

Alguns dos presentes tiraram dúvidas com o Coordenador, que enfatizou a necessidade de se manter o cadastro atualizado junto à CORHU. Apesar de manisfestar a insatisfação com a perda salarial que é enfrentada por aqueles que precisam se aposentar, o servidor Nei Inácio agradeceu a iniciativa de se resgatar o respeito pelos aposentados do AN.

31 dez visita 1Após a conversa, os convidados foram levados ao Salão Nobre, onde foi oferecido um café da manhã de boas-vindas. Mesmo tendo trabalhado mais de vinte anos na sede, muitos disseram não ter tido a oportunidade de conhecer o espaço. Maria Cecília Leães, funcionária da antiga Divisão de Documentos Escritos (que corresponderia à CODES atualmente), veio de São Paulo e aproveitou para prestigiar o evento. Ela participou da mudança para a atual sede, e do esforço engendrado para se transferir o acervo.

Contemporânea de Maria Cecíia, Léa Alonso foi coordenadora da área de recursos humanos antes de se aposentar, e teve a oportunidade de ver vários servidores ingressarem por meio do último concurso, realizado em 2006. Para ela, o encontro foi uma chance de rever amigos que continuaram na ativa, e relembrar as atividades que desempenhava. "Sou pedagoga e assistente social, sempre fui muito dinâmica", relata.

Nesse sentido, o Diretor-Geral anunciou que estuda a possibilidade de receber currículos de ex-servidores, com objetivo de alocá-los, de acordo com seus perfis, em funções como o atendidmento presencial. Segundo ele, a experiência e a sensibilidade no trato pessoal podem ser diferenciais fundamentais para aqueles que ainda desejam se manter ativos.

 

 

Equipe da ASCOM
08 de agosto de 2016

 

Tags: Visitas, aposentados, visita